junho 17, 2016

Luminária: faça você mesmo

Luminária com pote de vidro pode fazer sucesso na sua decoração!

 

Sou adepta de reaproveitar objetos, de dar novos usos para itens que muitas vezes são descartados facilmente. E o objetivo é sempre buscar uma solução bacana!

 

Desta vez coloquei em prática uma das dicas que já dei lá no meu blog Su Casa, Mi Casa sobre como dar uma cara nova na decoração utilizando adesivo vinílico automotivo na parede, e claro elaborei um passo a passo de como montar uma luminária feita com pote de vidro! Eu já tinha visto pela internet alguns modelos de luminária e dessa vez resolvi criar uma nova proposta para decorar um quarto de hóspedes.

A parte legal deste post é que trago a proposta da Decoração Express, que tem como objetivo transformar um ambiente sem um investimento alto, mas que também revele um resultado final bonito e funcional. A Decoração Express busca através de pequenas mudanças um impacto visual bacana na decoração, e este novo estilo vem ganhando mais adeptos a cada dia!

 

Vamos lá!! Para o DIY da luminária iremos precisar:

– Pote de vidro (destes de conserva com tampa de metal)

– Tinta spray e Fita crepe

– Prego, Martelo e Alicate

– Soquete para lâmpada (e-27 é o modelo comum das lâmpadas). *Procure pelo modelo igual ao das fotos.

– Cabo flexível de acabamento redondo. *Eu utilizei 3 metros.

– Plugue macho para ligar na tomada.

– Interruptor para cabo de abajur.

Luminária diy Suzan Maus 01

Será preciso cortar a tampo de metal para encaixar o soquete. Utilizei um prego e martelo para perfurar a tampa, fiz vários furos até soltar a parte central.

Com o alicate virei um pouco a borda que foi cortada para encaixar melhor o soquete. Nestas imagens é possível ver melhor o modelo certo do soquete.

Luminária diy Suzan Maus 02

Na imagem a seguir eu já prendi o soquete na tampa, para visualizar como irá ficar. Mas antes é preciso pintar a tampa e instalar o cabo flexível no soquete.

A segunda imagem é do pote pintado com tinta spray de cor preta fosca. Como eu queria um efeito tipo abajur com luz mais suave, eu protegi um pequena área do vidro com fita crepe antes de pintar. A luz passará somente por esta parte transparente. Ah! Podem caprichar nas demãos de tinta spray, sempre esperando secar cada demão para não escorrer a tinta.

Luminária diy Suzan Maus 03

A primeira imagem é da minha primeira demão de tinta no pote de vidro, nesta etapa eu fiz um teste para ver o quanto de luz iria iluminar o quarto. Achei que iluminou muito, então resolvi reduzir as áreas transparentes com mais demãos de tinta.

A segunda imagem é do resultado final: luminária instalada e funcionando!!

Luminária diy Suzan Maus 04

E agora a decoração do quarto com a luminária de pote de vidro e com os adesivos na parede!!

 

Para pendurar a luminária eu preguei um pedacinho de madeira na parede para servir de suporte. O nó no cabo deu um charme a mais e ajudou a controlar a altura que eu queria da luz.

Os adesivos são triângulos de 6 cm de base e altura A ideia inicial era preencher toda a parede com os triângulos, e durante a colagem percebi que a parede ficou com muita informação e fui tirando alguns adesivos até chegar neste resultado mais leve e divertido!

 

* Uma dica importante na hora de colar os adesivos: use uma régua de nível.

** O adesivo vinílico automotivo adere muito bem em paredes com tinta fosca, então quando retirar o adesivo pode ser que a tinta descasque. Já em paredes com tinta acetinada, o adesivo não tem tanta aderência e fica super fácil de retirar ou arrumar se ficou torto.

Luminária diy Suzan Maus 05
Luminária diy Suzan Maus 06

Eu adorei o resultado final!! E vocês, o que acharam??

Notícias # , ,
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *